Desconto

Em Pelotas, mais de 40 mil pagaram o IPTU antecipado

Rio Grande divulgou na terça o calendário para pagamento e começou a entrega dos carnês

O pagamento antecipado do IPTU 2022, que até o dia 20 garantiu um desconto de 12%, mobilizou proprietários de 42.685 imóveis de Pelotas, 32,44% do total de imóveis pagantes. Com isso a prefeitura já recebeu R$ 45.132.028,45. Para proprietários dos 88.894 imóveis restantes, o vencimento da primeira, de até dez parcelas, será no dia 10 de janeiro.

A Secretaria da Fazenda (SMF) estima uma arrecadação total de R$ 95 milhões com o IPTU neste ano, entre os pagamentos antecipados e parcelados. Assim, a antecipação garantiu 47% do valor total estimado.

Quem não recebeu o carnê pode acessá-lo na página da prefeitura (www.pelotas.com.br) com o número de inscrição do imóvel, que pode ser encontrado em carnês de anos anteriores. Quem tiver dificuldade, ou não tiver acesso à internet, pode solicitar diretamente na SMF, na rua Santos Dumont, 149, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para outras informações, os telefones de contato são o (53) 3309-5900 e o 3309-5913.
Quem precisar de ajuda para baixar o carnê pode conferir o passo a passo no link bit.ly/passo-a-passo-IPTU. O pagamento pode ser feito no Banco do Brasil, Caixa ou Banrisul.

ISSQN e Taxa de Licença

O pagamento dos carnês de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) fixo, para autônomos, e guias de Taxa de Licença, para empresas que possuem atividade, também devem ser pagas até o dia 10. A Taxa de Licença em parcela única e, no caso do ISSQN, a parcela única ou primeira do parcelamento. Dúvidas e outras informações podem esclarecidas pelo “Fale Conosco” da Secretaria da Fazenda.

Carnês entregues em Rio Grande

A prefeitura de Rio Grande divulgou o calendário para pagamento do IPTU 2022, cujos carnês já estão sendo enviados pelo correio. A estimativa da Secretaria de Município da Fazenda (SMF) é entregar todos os documentos até 20 de janeiro e, a partir de domingo (2), será disponibilizada a opção de recebimento por meio eletrônico.

Três condições de pagamento foram oferecidas aos contribuintes rio-grandinos. A primeira garante desconto de 20%, desde que o pagamento da cota única seja feito até 20 de fevereiro. A outra opção é pagar a cota única com vencimento em 10 de março. Neste caso, o desconto fica em 10%. Por fim, há a condição de parcelamento, de abril a setembro, com vencimento no dia 10 de cada mês, para as parcelas de números um a seis.

Só estão contemplados com o direito ao desconto do IPTU, nas cotas únicas de fevereiro (20%) ou março (10%), os contribuintes que não possuírem débitos inscritos em Dívida Ativa, até 30 de novembro deste ano.
Para a retirada dos boletos pelos contribuintes, por meio eletrônico, a partir de domingo, estarão disponíveis em https://riogrande.fintel.com.br/ e na página da prefeitura na internet (riogrande.rs.gov.br), no campo “Cidadão”, na aba “IPTU”.

Para mais esclarecimentos, o contribuinte pode enviar mensagem para o e-mail [email protected] ou entrar em contato por WhatsApp pelos números (53) 99146-5435 e 99177-4278. Também é possível o acesso presencial na SMF, localizada à rua Marechal Floriano Peixoto, 201, de segunda a sexta, das 12h45min às 17h30min.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Acúmulo de solicitações gera fila Anterior

Acúmulo de solicitações gera fila

Pelotas completa nove dias sem óbitos por Covid-19 Próximo

Pelotas completa nove dias sem óbitos por Covid-19

Deixe seu comentário